tag:blogger.com,1999:blog-44245828375877403142024-03-13T08:51:24.649-07:00AS TECNOLOGIAS A SERVIÇO DA APRENDIZAGEMNeste espaço socializo o trabalho que venho realizando enquanto multiplicadora da diretoria de Tecnologia em ações pedagógicas da Prefeitura do Recife.
Minhas atividades nas escolas estão sob a supervisão da Unidade de Tecnologia do Ibura-UTEC.
Desde já agradeço a todos professores e diretores que entendem a importância da inserção das novas tecnologias em suas vivências pedagógicas permitindo assim minha colaboração neste processo.
Simone Rodrigues LaureanoSimone Laureanohttp://www.blogger.com/profile/08685409937449224790noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-4424582837587740314.post-21404382775571770172010-11-28T13:47:00.000-08:002012-06-21T06:06:37.992-07:00<iframe allowfullscreen='allowfullscreen' webkitallowfullscreen='webkitallowfullscreen' mozallowfullscreen='mozallowfullscreen' width='320' height='266' src='https://www.blogger.com/video.g?token=AD6v5dxM5jPDvuVANMm5iAcuQEte7_RwIOyH37ScAxu5qInXItGUJJw8RRJO7nVLAy-1Qt5av2D2_Zf_52SR2zRbQg' class='b-hbp-video b-uploaded' frameborder='0'></iframe><br />
<br />
<br />
<meta equiv="CONTENT-TYPE" content="text/html; charset=utf-8"> <title></title> <meta name="GENERATOR" content="OpenOffice.org 3.1 (Linux)"> <style type="text/css"> <!-- @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } --> </style> <p class="western" style="margin-left: 0.95cm; line-height: 0.35cm;" align="CENTER"><span style="color:#000000;"><span style="font-size:180%;"><b>Como utilizar as tecnologias na escola</b></span></span></p><p class="western" style="text-indent: 0.95cm; line-height: 0.35cm;" align="CENTER"><span style="color:#000080;"><u><a href="mailto:jmmoran@usp.br"><span style="font-size:100%;">Prof. José Manuel Moran</span></a></u></span></p><p class="western" style="margin-left: 0.95cm; line-height: 0.35cm;" align="JUSTIFY"><span style="font-size:100%;"><b>Tecnologias para ajudar na pesquisa</b></span></p><p class="western" style="text-indent: 0.95cm; line-height: 0.35cm;" align="JUSTIFY"><span style="font-size:100%;">A matéria prima da aprendizagem é a 1informação organizada, significativa: a informação transformada em conhecimento. A escola pesquisa a informação pronta, já consolidada e a informação em movimento, em transformação, que vai surgindo da interação, de novos fatos, experiências, práticas, contextos. Existem áreas com bastante estabilidade informativa: fatos do passado, que só se modificam diante de alguma nova evidência. E existem áreas, as mais ligadas ao cotidiano, que são altamente susceptíveis de mudança, de novas interpretações.</span></p><p class="western" style="text-indent: 0.95cm; line-height: 0.35cm;" align="JUSTIFY"><span style="font-size:100%;">As tecnologias nos ajudam a encontrar o que está consolidado e a organizar o que está confuso, caótico, disperso. Por isso é tão importante dominar </span><span style="font-size:100%;"><i><b>ferramentas de busca</b></i></span><span style="font-size:100%;"> da informação e saber interpretar o que se escolhe, adaptá-lo ao contexto pessoal e regional e situar cada informação dentro do universo de referências pessoais.</span></p><p class="western" style="text-indent: 0.95cm; line-height: 0.35cm;" align="JUSTIFY"><span style="font-size:100%;">Muitos se satisfazem com os primeiros resultados de uma pesquisa. Pensam que basta ler para compreender. A pesquisa é um primeiro passo para entender, comparar, escolher, avaliar, contextualizar, aplicar de alguma forma.</span></p><p class="western" style="text-indent: 0.95cm; line-height: 0.35cm;" align="JUSTIFY"><span style="font-size:100%;">Cada vez temos mais informação e não necessariamente mais conhecimento. Quanto mais fácil é achar o que queremos, mais tendemos a acomodar-nos na preguiça dos primeiros resultados, na leitura superficial de alguns tópicos, na dispersão das muitas janelas que abrimos simultaneamente.</span></p><p class="western" style="text-indent: 0.95cm; line-height: 0.35cm;" align="JUSTIFY"><span style="font-size:100%;">Hoje consumimos muita informação. Não quer dizer que conheçamos mais e que tenhamos mais sabedoria - que é o conhecimento vivenciado com ética, praticado. Pela educação de qualidade avançamos mais rapidamente da informação para o conhecimento e pela aprendizagem continuada e profunda chegamos à sabedoria.</span></p><p class="western" style="text-indent: 0.95cm; line-height: 0.35cm;" align="JUSTIFY"><span style="font-size:100%;">O foco da aprendizagem é a busca da informação significativa, da pesquisa, o desenvolvimento de projetos e não predominantemente a transmissão de conteúdos específicos. As aulas se estruturam em projetos e em conteúdos. A Internet está se tornando uma mídia fundamental para a pesquisa. O acesso instantâneo a portais de busca, a disponibilização de artigos ordenados por palavras-chave facilitaram em muito o acesso às informações necessárias. Nunca como até agora professores, alunos e todos os cidadãos possuíram a riqueza, variedade e acessibilidade de milhões de páginas WEB de qualquer lugar, a qualquer momento e, em geral, de forma gratuita. </span> </p><p class="western" style="text-indent: 0.95cm; line-height: 0.35cm;" align="JUSTIFY"><span style="color:#000000;"><span style="font-size:100%;">O educador continua sendo importante, não como informador nem como papagaio repetidor de informações prontas, mas como </span></span><span style="color:#000000;"><span style="font-size:100%;"><i><b>mediador e organizador</b></i></span></span><span style="color:#000000;"><span style="font-size:100%;"> de processos. O professor é um pesquisador – junto com os alunos – e articulador de aprendizagens ativas, um conselheiro de pessoas diferentes, um avaliador dos resultados. O papel dele é mais nobre, menos repetitivo e mais criativo do que na escola convencional. </span></span> </p><p class="western" style="text-indent: 1cm; line-height: 0.35cm;" align="JUSTIFY"><span style="font-size:100%;">Os professores podem ajudar os alunos incentivando-os a saber perguntar, a enfocar questões importantes, a ter critérios na escolha de </span><span style="font-size:100%;"><i>sites</i></span><span style="font-size:100%;">, de avaliação de páginas, a comparar textos com visões diferentes. Os professores podem focar mais a pesquisa do que dar respostas prontas. Podem propor temas interessantes e caminhar dos níveis mais simples de investigação para os mais complexos; das páginas mais coloridas e estimulantes para as mais abstratas; dos vídeos e narrativas impactantes para os contextos mais abrangentes e assim ajudar a desenvolver um pensamento arborescente, com rupturas sucessivas e uma reorganização semântica contínua.</span></p><p class="western" style="text-indent: 0.95cm; line-height: 0.35cm;" align="RIGHT"><span style="color:#000080;"><u><a href="http://www.blogger.com/post-edit.g?blogID=4424582837587740314&postID=2140438277557177017&from=pencil#_ftnref1"><span style="font-size: 10pt;font-size:85%;">[*] </span></a></u></span><span style="font-size: 10pt;font-size:85%;">Este texto faz parte do meu livro </span><span style="font-size: 10pt;font-size:85%;"><i>A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá</i></span><span style="font-size: 10pt;font-size:85%;"> (Papirus, 2007, p. 101-111)</span></p><br />
<script type='text/javascript'>
// <![CDATA[
var colour="#1E90FF";
var sparkles=50;
var x=ox=400;
var y=oy=300;
var swide=800;
var shigh=600;
var sleft=sdown=0;
var tiny=new Array();
var star=new Array();
var starv=new Array();
var starx=new Array();
var stary=new Array();
var tinyx=new Array();
var tinyy=new Array();
var tinyv=new Array();
window.onload=function() { if (document.getElementById) {
var i, rats, rlef, rdow;
for (var i=0; i<sparkles; i++) {
var rats=createDiv(3, 3);
rats.style.visibility="hidden";
document.body.appendChild(tiny[i]=rats);
starv[i]=0;
tinyv[i]=0;
var rats=createDiv(5, 5);
rats.style.backgroundColor="transparent";
rats.style.visibility="hidden";
var rlef=createDiv(1, 5);
var rdow=createDiv(5, 1);
rats.appendChild(rlef);
rats.appendChild(rdow);
rlef.style.top="2px";
rlef.style.left="0px";
rdow.style.top="0px";
rdow.style.left="2px";
document.body.appendChild(star[i]=rats);
}
set_width();
sparkle();
}}
function sparkle() {
var c;
if (x!=ox || y!=oy) {
ox=x;
oy=y;
for (c=0; c<sparkles; c++) if (!starv[c]) {
star[c].style.left=(starx[c]=x)+"px";
star[c].style.top=(stary[c]=y)+"px";
star[c].style.clip="rect(0px, 5px, 5px, 0px)";
star[c].style.visibility="visible";
starv[c]=50;
break;
}
}
for (c=0; c<sparkles; c++) {
if (starv[c]) update_star(c);
if (tinyv[c]) update_tiny(c);
}
setTimeout("sparkle()", 40);
}
function update_star(i) {
if (--starv[i]==25) star[i].style.clip="rect(1px, 4px, 4px, 1px)";
if (starv[i]) {
stary[i]+=1+Math.random()*3;
if (stary[i]<shigh+sdown) {
star[i].style.top=stary[i]+"px";
starx[i]+=(i%5-2)/5;
star[i].style.left=starx[i]+"px";
}
else {
star[i].style.visibility="hidden";
starv[i]=0;
return;
}
}
else {
tinyv[i]=50;
tiny[i].style.top=(tinyy[i]=stary[i])+"px";
tiny[i].style.left=(tinyx[i]=starx[i])+"px";
tiny[i].style.width="2px";
tiny[i].style.height="2px";
star[i].style.visibility="hidden";
tiny[i].style.visibility="visible"
}
}
function update_tiny(i) {
if (--tinyv[i]==25) {
tiny[i].style.width="1px";
tiny[i].style.height="1px";
}
if (tinyv[i]) {
tinyy[i]+=1+Math.random()*3;
if (tinyy[i]<shigh+sdown) {
tiny[i].style.top=tinyy[i]+"px";
tinyx[i]+=(i%5-2)/5;
tiny[i].style.left=tinyx[i]+"px";
}
else {
tiny[i].style.visibility="hidden";
tinyv[i]=0;
return;
}
}
else tiny[i].style.visibility="hidden";
}
document.onmousemove=mouse;
function mouse(e) {
set_scroll();
y=(e)?e.pageY:event.y+sdown;
x=(e)?e.pageX:event.x+sleft;
}
function set_scroll() {
if (typeof(self.pageYOffset)=="number") {
sdown=self.pageYOffset;
sleft=self.pageXOffset;
}
else if (document.body.scrollTop || document.body.scrollLeft) {
sdown=document.body.scrollTop;
sleft=document.body.scrollLeft;
}
else if (document.documentElement && (document.documentElement.scrollTop || document.documentElement.scrollLeft)) {
sleft=document.documentElement.scrollLeft;
sdown=document.documentElement.scrollTop;
}
else {
sdown=0;
sleft=0;
}
}
window.onresize=set_width;
function set_width() {
if (typeof(self.innerWidth)=="number") {
swide=self.innerWidth;
shigh=self.innerHeight;
}
else if (document.documentElement && document.documentElement.clientWidth) {
swide=document.documentElement.clientWidth;
shigh=document.documentElement.clientHeight;
}
else if (document.body.clientWidth) {
swide=document.body.clientWidth;
shigh=document.body.clientHeight;
}
}
function createDiv(height, width) {
var div=document.createElement("div");
div.style.position="absolute";
div.style.height=height+"px";
div.style.width=width+"px";
div.style.overflow="hidden";
div.style.backgroundColor=colour;
return (div);
}
// ]]>
</script>Simone Laureanohttp://www.blogger.com/profile/08685409937449224790noreply@blogger.com